Prevenção

Malária
Como é uma doença transmitida por picada de mosquito, recomenda-se evitar locais abertos, principalmente no início da manhã e fim da tarde, que são os horários de maior atividade dos mosquitos. No caso de ter de se expor em tais locais, é importante o uso de repelente. Além disso, em casa ou no trabalho, se houver mosquitos, repelentes elétricos são eficazes e podem ser levados do Brasil, tanto o aparelho, quanto seus refis.
É importante ficar atento em caso de manifestação de sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, e procurar ajuda médica rapidamente, a fim de iniciar o tratamento e fazer o teste da “gota espessa”. O tratamento, quando iniciado logo e de forma adequada, em geral evolui muito bem e os casos mais graves normalmente estão relacionados a atraso para buscar assistência médica e tratamento.

Febre Tifóide
A principal recomendação para evitar essa doença infecciosa é atenção à origem dos alimentos, especialmente frutas e verduras, e líquidos, bem como ao ambiente no qual você se alimenta, no sentido de evitar o consumo desses bens contaminados. O diagnóstico é baseado nos sintomas e em um exame de sangue realizado nos principais serviços de saúde do país. O tratamento consiste no uso de antibióticos e hidratação e deve ser iniciado o mais breve possível para evitar complicações.

Gastroenterocolite
Também chamada “diarréia aguda” é uma doença comum em Angola, resultante do consumo de alimentos contaminados. Seu tratamento pode ser realizado em casa com aumento de ingestão de líquidos, preferencialmente, com o uso de soro. Tais soros são vendidos na forma de saquinhos de pó que são diluídos em um litro de água. Esses saquinhos são facilmente encontrados em Angola, no entanto, por comodidade se recomenda que sejam trazidos do Brasil, a fim de não ter de procurá-los em situações inesperadas e retardar o início da hidratação. Cabe ressaltar que em caso de início de febre, número bastante elevado de evacuações e aparecimento de sangue nas fezes, deve-se procurar ajuda médica.

Acidentes de Trânsito
O trânsito ainda é bastante caótico em Angola, as estradas têm sinalização insuficiente e infelizmente não é incomum encontrar motoristas que consomem álcool antes de dirigir. Portanto, a direção defensiva e não se expor desnecessariamente a algumas situações de maior risco são alertas importantes para evitar acidentes.

Conheça Angola:
Por que se preocupar em ter Seguro Saúde? Saiba aqui.
Qual vacina é obrigatória para solicitar o visto? Saiba aqui.
Como é Angola? Saiba aqui.