Curiosidades

Há pontos interessantes a respeito de diferenças culturais e do cotidiano em Angola que merecem atenção para quem chega no país. Fotografar os angolanos, a formalidade existente no local e a organização dos endereços são as curiosidades que trazemos para você.

Atenção com os Cliques e Flashes
É preciso entender a forma como os angolanos lidam com o fato de serem fotografados. Recomenda-se que evite tirar fotos das pessoas sem permissão, bem como dos locais públicos, especialmente os de controle militar. Isso é uma herança da Guerra Civil, na qual a fotografia precedia uma ação contra a pessoa fotografada.

Formal x Informal
Um aspecto interessante sobre a sociedade angolana é a formalidade, sobretudo no que tange autoridades e o idioma e que, com freqüência, gera algum tipo de atrito com a cultura brasileira que tende a ser bem mais informal. Com relação à língua um exemplo de diferença com os brasileiros é o uso do gerúndio, que não é comum e tampouco apreciado pelos angolanos, portanto, evite-o.

Onde estou?
Outra curiosidade em Luanda é a organização dos endereços. Pelo fato de Luanda ter sofrido crescimento desordenado, sobretudo nos anos de guerra, os endereços não são planejados e não se utiliza no cotidiano nomes de ruas, nem códigos postais ou números, assim como não são freqüentes placas sinalizadoras dos nomes das vias.
Por esse motivo, as pessoas utilizam de referências locais para encontros, passeios e deslocamentos e essa é também uma explicação para não existência de serviços de entrega de correspondências dos correios e de chamadas de táxis.

Conheça Angola:
Quantos brasileiros vivem em Angola? Saiba aqui.
O que você precisa saber antes de fechar o contrato. Saiba aqui.
Moradia: veja as recomendações do site Viver Angola. Saiba aqui.