Vistos

Angola tem uma política de imigração bastante rígida, sendo exigido visto para a maioria das nacionalidades, como europeus e brasileiros, por exemplo. É importante saber que existe dois tipos de vistos: o visto ordinário e o visto de trabalho.

Visto Ordinário
O visto ordinário tem duração de 30 dias e pode ser renovado no máximo até duas vezes. Ele é emitido por solicitação no Brasil e, entre os documentos necessários, é preciso também uma carta da empresa responsável pela contratação, formalizando o convite. Esse tipo de visto, apesar de não permitir oficialmente o trabalho, é utilizado na prática para prospecção de negócios pelas empresas. Vale ressaltar que as renovações ocorrem em Angola, de 5 a 7 dias antes do término da validade do visto, permitindo em cada uma das renovações mais 30 dias de permanência.

Visto de Trabalho
O visto de trabalho tem duração de um ano e também pode ser renovado. O processo para consegui-lo é mais demorado, exige reconhecimento de diploma relacionado à profissão que o leva para Angola em órgãos oficiais e pode ser solicitado tanto no Brasil, quanto na Angola. Normalmente não é solicitado na primeira viagem pelas empresas devido à burocracia e ao tempo de processamento.

Onde se localizam os consulados de Angola no Brasil?
Os consulados de Angola estão presentes no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo e existem empresas que fazem a intermediação do contato com os consulados.

Conheça Angola:
Conheça a história do brasileiro que criou a sua oportunidade em Angola. Saiba aqui.
Curiosidades que você precisa saber antes de ir para Angola. Saiba aqui.
Você já ouviu falar sobre o Funge? Saiba aqui.