Locomoção

Esse ponto deve ser bem negociado também, já que o transporte público em Angola é insuficiente e de má qualidade, não sendo utilizado na rotina pelos estrangeiros. Em Luanda, tal transporte é realizado por pequenas peruas, as candongas, que são utilizadas principalmente pela população mais humilde e que apresentam certos riscos, tanto de acidentes, como de assaltos. Portanto, não é recomendado que você assuma esses riscos.

Candonga - fonte mochilando por ai

Transporte público em Angola – Candonga (fonte: Mochilando por ai).

Por esse motivo, é importante verificar qual o tipo de transporte que será disponibilizado, se é do tipo compartilhado, se você poderá contar para questões pessoais, que vão além do trajeto da moradia para o trabalho, como fazer compras e passeios. Ter esse apoio pode ser um item fundamental para garantir qualidade de vida, o que facilita tanto a sua inserção no dia a dia da cidade quanto a sua possibilidade de permanência em Angola.

É bastante comum que as empresas disponibilizem motoristas locais para o transporte dos colaboradores e, algumas empresas, permitem que o próprio expatriado conduza o veículo. Isso ocorre após um período de adaptação ao trânsito local que é bastante caótico e as providências de documentação da carta de condução angolana.

Conheça Angola:
Você já ouviu falar sobre o Funge? Saiba aqui.
Você já viu como é o trânsito em Angola? Saiba aqui.
Malária, Febre Tifóide, Gastroenterocolite, você conhece essas doenças? Saiba aqui.