Vida em Angola

História
Angola, oficialmente República de Angola, teve sua independência do domínio português em 1975, depois de uma longa guerra de libertação. Após a independência, Angola foi palco de uma intensa guerra civil de 1975 a 2002.

Nota: O Brasil foi o primeiro país a reconhecer oficialmente a independência de Angola, justamente em 11 de novembro de 1975, data de sua proclamação.

Perfil

MAPA angola site

Localização de Angola.

Angola é um país da costa ocidental da África, seu clima é caracterizado pela existência de dois períodos, um acontece em meados de setembro até maio em que a época é chuvosa e quente, e o outro é marcado pela estação seca e fria (conhecida como cacimbo).

Em 2011 a população era de 16 a 18 milhões de habitantes, sendo que desse total, entre cinco e oito milhões residiam em Luanda. Há uma elevada taxa de fecundidade no país. Estima-se que aproximadamente 46% da população tenham menos de 15 anos.

moça de Luanda

Angolana carregando produtos na cabeça – uma prática comum no país.

A língua oficial é o Português, que é utilizado pelo governo, nas escolas e pela maior parte dos angolanos. Apesar de existirem 42 línguas étnicas, nenhuma delas é utilizada amplamente fora de sua área de influência. Os dialetos mais comuns são Kicongo, Kimbundo e Umbundo.

A moeda oficial é o Kwanza (nome originado do Rio Kwanza), sendo também aceito o dólar americano em Luanda. Quanto aos cartões de crédito, apesar de cada vez mais presentes, ainda são poucos utilizados.

Kwanzas

Kwanza: moeda oficial de Angola.

Luanda
Situada na costa atlântica angolana, Luanda é a capital e maior cidade de Angola. É caracterizada como principal centro econômico do país, e apresenta uma grande desigualdade social.

panorama Luanda

Panorama Luanda.

Cotidiano
O cotidiano em Angola pode ser muito interessante, mas irá depender de seu entusiasmo em conhecer as opções de lazer e motivação para interagir com a cultura e opções locais. Vale mencionar também a possibilidade de contato com a diversidade da cultura africana, com os mitos de um país pós-guerra e, enfim, com o mix de sentimentos decorrentes dessa interação que aproxima ou não diferentes pessoas.

Aborda-se, então, Angola: um país que esteve em guerra por muito tempo e, há alguns anos, busca reconstruir-se. Assim, o país, por um lado, é pressionado pelo progresso decorrente da produção de recursos naturais, especialmente o petróleo, e por outro, carece de recursos humanos locais com formação técnica que viabilize seu desenvolvimento. Tal cenário criou nos últimos anos uma situação de mercado na região bastante favorável para recursos humanos oferecendo-se salários competitivos e um pacote de benefícios atraente.

contrastes Angola

Contrastes percebidos em Angola: venda de produtos realizada em condições precárias e fachada do Belas Shopping.

Para que você conheça mais sobre o país, e tenha uma visão geral sobre o que constitui o dia a dia em Angola, e mais especificamente na cidade de Luanda, sua capital, selecionamos algumas temáticas pertinentes demonstradas nas categorias: lazer, trânsito, culinária e curiosidades.

Veja:

– Lazer

– Trânsito

– Gastronomia

– Curiosidades